O dia mundial da saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população.
Este ano a Campanha da Fraternidade orientada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), traz como tema: "Que a saúde se difunda sobre a Terra".
Com ênfase na melhoria da qualidade da assistência, e na ampliação da Universalidade de acesso aos serviços de Saúde sobre os preceitos do Cristianismo.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social. Essa definição até avançada para a época em que foi realizada, é, no momento, irreal, ultrapassada e unilateral.
É necessário que informações acerca da higiene, doenças, lixões, aterros sanitários, dentre outras, cheguem à população, pois dessa forma o governo faz um trabalho preventivo, melhorando a saúde da população e diminuindo gastos com a saúde pública.
Além disso, outra forma de garantir a saúde de um povo é dando-lhes condições dignas de trabalho, a fim de proporcionar ganhos o suficiente para manter uma alimentação de qualidade e consequentemente uma melhoria em sua qualidade de vida.