domingo, 29 de abril de 2012

Reaproveitamento com Arte

E o trabalho de montagem de painéis utilizando a técnica do mosaico não para! O segundo painel, representando a instalação do Ginásio Estadual de Macaúbas, com projeto de Helbert Santana, começa a ser montado. O primeiro já está com 70% de seu preenchimento concluído, sendo acompanhado todo o tempo por seu projetista Eduardo Cambuí Júnior.
Este projeto nasceu das reuniões pedagógicas dirigidas pela professora Perpétua Bastos e foi tomando forma e se aperfeiçoando até chegar à definição dos temas e contar com o apoio de artistas plásticos macaubenses que têm realizado oficinas com os quartanistas de Edificações e Meio Ambiente, coordenados pelo professor Teo.
Confira a seguir o andamento dos trabalhos:








terça-feira, 24 de abril de 2012

4º DIA DE TRABALHOS DO PROJETO INTERVENÇÃO ARTÍSTICA NO CETEPB


E a eternização de Porfírio Brandão em arte avança...

O episódio do tiroteio na Macaúbas de 1878 envolvendo o lendário Porfírio Brandão continua sendo reproduzido no grande painel em uma das paredes do antigo prédio do ginásio do atual CETEPBP. Importante enfatizarmos o quanto os alunos demonstram prazer e interesse pelo trabalho proposto pela disciplina de Artes, pois se predispõem a trabalhar no Projeto Intervenção Artística no CETEPBP em outros turnos além daqueles que lhes são destinados. O que só comprova o valor do fazer artístico em nosso cotidiano escolar.




















O artista plástico Eduardo Cambuí Júnior supervisiona os trabalhos envolvendo os estudantes.
      Também orientou os alunos através de explanações acerca da arte em mosaico, dando exemplos de obras consagradas










quarta-feira, 18 de abril de 2012

3º dia do Projeto Intervenção Artística na Escola

Os estudantes do Curso de Edificações e do 4º Meio Ambiente não têm medido esforços na montagem do painel idealizado pelo artista plástico Eduardo Cambuí Júnior que retrata o assalto à "Villa de Macahubas" pelos homens de Porfírio Brandão.
 Como se poderá conferir pelas imagens abaixo, o casario já está pronto, o "chão da praça" e os personagens que compõem a cena estão em adiantada fase de montagem.


Capitão Porfírio quase concluído e o Dr. José Bernardino de Souza Leão ferido na coxa.
O Cônego Firmino Soares, o "anjo tutelar de Macaúbas" intervém com a cruz em punho, pedindo PAZ e MISERICÓRDIA.

Hoje, 18 de abril, o CETEP da Bacia do Paramirim completa 52 anos, instalado em 1960 como Ginásio Estadual de Macaúbas. Parabéns a todos os que fizeram e fazem sua história, inclusive esse momento será também retratado num mural, planejado pelo artista plástico Helbert Santana.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Projeto transforma sobras em Arte II - 2º dia do Projeto Intervenção Artística no CETEPBP



O trabalho não para! 


Continuamos com a atividade de mosaico feito a partir de descartes de cerâmicas/azulejos. O projeto tem como um de seus objetivos primordiais especializar os estudantes em lidar com decoração de casas, prédios, instituições públicas, etc. a partir de peças descartadas em construções pela cidade de Macaúbas. 

O intuito é também de atender um dos princípios dos cursos técnicos: a capacitação para o mundo do trabalho. E melhor se isso é feito com arte, não? 























segunda-feira, 16 de abril de 2012

Projeto transforma sobras em arte

Iniciou-se no dia 16/04 o Projeto INTERVENÇÃO ARTÍSTICA NO CETEP-BP que tem por objetivo tornar o ambiente escolar mais bonito e agradável, através da arte. Nesse primeiro momento serão montados três painéis narrativos, retratando o conflito de Porfírio Brandão em 1878, que serviu de tema para uma crônica de Machado de Assis; a instalação do antigo Ginásio Estadual de Macaúbas (atual CETEP-BP) em 1960 e o encontro do primeiro branco com os Tuxás, a partir de uma crônica do professor Antônio Chaves.
Os painéis serão montados, basicamente, com restos de revestimentos recolhidos em obras ou nas casas de material de construção. Estão envolvidos no projeto os estudantes do Curso de Edificações e do 4º Meio Ambiente, coordenados pelo prof. Teotônio Ferreira. Os painéis foram concebidos pelos artistas plásticos Eduardo Cambuí Júnior, Helbert Santana e Aldo Sousa.
Confira os resultados do primeiro dia de trabalho de estudantes, professores e servidores do CETEP-BP na montagem do primeiro painel retratando a chegada dos homens de Porfírio Brandão na praça da "Villa de Macahubas":









As atividades desenvolvidas no dia 16/04 compunham a programação da 2ª Semana de Cultura do CETEP-BP, que sofreu interferência por conta da greve da rede estadual de educação.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Dia Mundial da Saúde - 7 de Abril

O dia mundial da saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população.

Este ano a Campanha da Fraternidade orientada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), traz como tema: "Que a saúde se difunda sobre a Terra".

Com ênfase na melhoria da qualidade da assistência, e na ampliação da Universalidade de acesso aos serviços de Saúde sobre os preceitos do Cristianismo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social. Essa definição até avançada para a época em que foi realizada, é, no momento, irreal, ultrapassada e unilateral.

É necessário que informações acerca da higiene, doenças, lixões, aterros sanitários, dentre outras, cheguem à população, pois dessa forma o governo faz um trabalho preventivo, melhorando a saúde da população e diminuindo gastos com a saúde pública.

Além disso, outra forma de garantir a saúde de um povo é dando-lhes condições dignas de trabalho, a fim de proporcionar ganhos o suficiente para manter uma alimentação de qualidade e consequentemente uma melhoria em sua qualidade de vida.